Páginas

Dicionário de Anas e Mias

• Anorexia:  Vem do latim. Significa Sem fome. É um distúrbio alimentar (do ponto de vista médico) e psicológico. Do ponto de vista anoréxico, a Anorexia é um estilo de vida em que a pessoa come muito pouco, apenas o suficiente para sobreviver, passa às vezes dias sem comer e gosta de um estilo de magreza como ideal de beleza. Nós, anoréxicos (as) “apelidamos” nossa amiga de Anna ou Ana.

• Bulimia : É o distúrbio alimentar em que a pessoa come exageradamente depois se sente culpado, procurando alguma forma de compensar. Vômitos, laxantes, exercícios exagerados e dias sem comer são comuns. Ela é apelidada de Mia.

• NF (No Food):  Significa ficar sem comer por um dia ou mais. Vale apenas beber água e bebidas sem calorias. Os motivos podem ser desde punição por comer demais até exercício do autocontrole. Depois de alguns NFs o corpo se acostuma e você não precisará se alimentar tanto. Quase não sentirá fome e se comer exageradamente, seu corpo vai rejeitar. É isso que chamamos de chegar a Ana.


• LF (Low Food): É comer pouco. Claro que temos consciência que da 

mesma forma que um carro precisa de combustível, um ser humano precisa de comida pra viver. Mas não concordamos que seja em torno de 2000 kcal. Um LF é a dieta padrão-anorexia em que não importa muito o que se come e sim quanto se come. Vai de 70 a 800 kcal. Menos de 100 é considerado Semi-NF e mais de 800 é considerado apenas uma dieta e não LF. Sendo que 800 é mais pra iniciante. As veteranas fazem de menos de 500.

• Semi-NF é uma dieta com pouquíssimas calorias. Não chega a ser um NF porque em NF nenhuma kcal é permitida. Nem um LF pois é uma quantidade mínima. Vai de 1 kcal a 69 mais ou menos.


• Dieta/regime na anorexia é reduzir a alimentação e combina-la com o objetivo de emagrecer. Existem os mais diversos tipos de dieta. Do leite, da fruta, da USP… Numa dieta, tem-se um cardápio pré-estabelecido. Ele indica as refeições, o que pode, o que não pode.


• Punição: Quando a dieta ou o regime é quebrado a pessoa se puni, isso quando ela já tem anorexia ou bulimia.


• Miar: Provocar o vômito.


• Chegar a Ana: É chegar a Anorexia, ou seja, a falta de fome. 


• Pró-anna, pró mia: Pró significa “à favor” portanto pró-anna/mia significa a favor da anorexia/bulimia.


• Pulseirinhas Ana e Mia: É uma forma de antes de quebrar a dieta, nós nos lembramos de nosso compromisso.

A pulseirinha vermelha significa anorexia. E a roxinha significa Bulimia.
E, de certa forma, também é uma forma de nos reconhecer-mos. Se vir uma pessoa magra e vaidosa que come pouco, mais fala que com e e evita comer que usa uma pulseirinha vermelha, é possível que ela seja Anna. Se vir alguém normal, mas que sempre come sozinho (no quarto, evita comer em público) ou que quando vai a eventos como rodízios de pizza, vai ao banheiro assim que terminar de comer e come exageradamente, além do mais, usa uma pulseirinha roxa de vez em quando, mantém as unhas curtas é possível que seja Mia. Compre ou faça logo uma pra você!

• Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa: É o nome da Anna e Mia quando se tornam doença segundo os médicos, psiquiatras, etc.

Hoje em dia a anorexia é mais estética.
1. Não sentir fome;
2. Se satisfazer com pouquíssima comida;
3. Quando comer demais, vomitar involuntariamente;
“Chegar a Anna” é chegar num estado natural do corpo. Um mecanismo natural de defesa para épocas de escassez.

Blair Mulberry   Smiley face

3 comentários